top of page

Nasceu a 28 de Maio, sob o signo de Gémeos, em Cascais, com o nome de Ana Cristina.

Foi sempre uma criança que se destacou de todos os seus colegas, pela sua alegria. No colégio onde estudava participa sempre nas festas e espetáculos de fim escolar, a cantar ou a fazer teatro. Com 6 anos de idade, começa por ter aulas de música e aulas de canto descobrindo assim os seus dotes vocais. Apaixona-se então pela música...
​Sendo a música a sua única e grande paixão, é convidada em 1990 para participar no 2º maior Festival da Canção “Cármen Miranda” em Marco de Canavezes, transmitido pela RTP2, começando assim a sua carreira profissional como Cantora na Música Portuguesa. Começa então, a ter aulas de técnica vocal com Cristina de Castro, e aulas de educação de palco com Jorge Nascimento (maestro). Participa no projeto “Todos diferentes, Todos iguais”. Ainda em 1990 estreia-se como vocalista do cantor  / imitador Fernando Pereira, num dos seus concertos ao vivo no Pavilhão Carlos Lopes, sendo durante 3 anos, uma das vozes principais do seu grupo vocal.




 

Mais tarde colabora com a banda de Eduardo Paim, participando numa digressão por vários Países Africanos e Europeus. Logo depois é também convidada por Cesária Évora, para participar na digressão desta, por Portugal. Esta experiência na música africana é extremamente positiva, pois passa a colaborar assiduamente, em quase todos os projetos de música africana, gravados em Portugal. Em 1995, é convidada para gravar o seu primeiro projeto a solo, o CD afro-luso “Em Matéria de Amor” produzido por Júlio Silva em Moçambique, onde tem a participação especial de Tito Paris.
​Durante todo este percurso, a lista de cantores para quem já fez coros (gravados e ao vivo ) é enorme, e incluí nomes bem sonantes da Música Portuguesa, como: Fernando Correia Marques, Emanuel, Luís Filipe Reis, Axel, Carlos Mendes, Ana, Ágata, etc. Tinat, é o nome artístico que viria a adotar. É convidada em 1998, pela Editora Espacial para participar na coletânea “Disco de Ouro” em que interpretou o tema “És tu e mais ninguém”, um tema pop dance, que obteve grande sucesso nas rádios de todo o país, na altura em que a dance music estava no auge em Portugal.
​Em 1999, Tinat grava o álbum a solo “Amar-te tanto” produzido por Jorge do Carmo e com letras de Tó Andrade e Carlos Soares, com a participação de Jorge Quintela. Participa com este trabalho, em vários programas de TV e o seu CD toca na maioria das rádios nacionais, assim como nas rádios no estrangeiro que emitem música portuguesa. Tinat grava em 2001, o trabalho “Alma Gémea” um pop acústico, produzido mais uma vez por Jorge do Carmo e com letras de Tó Andrade, José Castanheira e Jorge Antunes. É solicitada novamente para programas de TV, como Big Show SIC, Terreiro do Paço (RTP Internacional), Santa Casa, Praça da Alegria, Made In em Portugal (RTP1), Reis da Música Nacional e Cocktail Nacional (TVI). Também esteve durante uma semana como artista residente no programa SIC 10 Horas. Tinat, percorre Portugal de Norte a Sul, Ilhas e Estrangeiro, dividindo–se entre Espectáculos e iniciativas.
​Em 2003, grava o single “Dá me Música até onde fores capaz”, continuando assim a promover a sua carreira, fazendo os seus Espetáculos e Televisão. Em 2006, prepara um novo trabalho a ser editado em 2007 pela Vidisco. Com a produção de Pedro Vaz e Daniel Duarte, uma fusão de musica ligeira latina com um gosto fresco e alegre musical.. Com musicas de Emanuel, Pedro Vaz, Daniel Duarte, Jorge do Carmo e Nuno Landeira, e letras de Jorge Antunes, Carlos Soares, e To Andrade. Trabalho este, com estreia já no programa” Portugal Azul “na RTP e na SIC no “Contacto” e seguinte promoção. O single a ser promovido  será o tema “MULHER APAIXONADA”, mais uma vez de Jorge do Carmo e letra de Tó Andrade.
​Continuando a sua promoção do seu mais recente trabalho, passa pela Praça da alegria, (RTP1), Portugal no Coração (RTP1), Fátima Lopes (SIC), VOLTA A PORTUGAL (RTP1), Você na Tv. (TVI), e outros mais programas de televisão.. Tendo também a sua importante promoção em todas as rádios do nosso pais.. Sendo convidada também pela TVRECORD, canal esse, brasileiro na nossa tv cabo, para o programa  SUCESSOS (Tv Record  Brasil ). Como cantora portuguesa.
​Em 2011 lança novo trabalho “MEU UNIVERSO” pela Distrirecords, com produção de Daniel Duarte, Tina retrata o seu momento como sendo todos aqueles que fazem parte do seu universo..com alegria e novos ritmos ,misturando sons bem portugueses, num pop latino dance. Com estreia marcada na Volta a Portugal na RTP1, Verão total RTP1, Portugal sem fronteiras RTP1, também na importante promoção nas rádios, comunicação em geral.
" Quem e que faz " single de estreia em 2013 ,com a produçao de Jose Felix,com musicas de Jose Felix e letras de Antonio Quinta Nova e Jose Felix.
Fazes-me arrepiar....entra em 2014 com produçao,musica e letra Jose felix,contigiante e mais uma 
experiencia com sonoridade de disc-sound,ritmos alegres ,dançantes de verao.
 
 

 

Biografia

bottom of page